Nasceu em Blumenau, Santa Catarina em 30 de outubro de 1880. Filho de Augusto Henrich
Brockes e Anna Muller Brockes ambos de nacionalidade alemã. Faleceu em 3 de novembro
de 1966. Formado em geologia na Inglaterra entre 1901/1902.
Resumo das principais atividades profissionais
Veio para Goiás em definitivo em 1906 trazendo a sua mãe e seu irmão caçula Helmuth.
Instalou-se inicialmente nas terras do Rio Vermelho no município de São José do Tocantins, hoje Niquelândia.
Com o início de suas prospeções, descobriram a mina de ouro que ficou conhecida pelo nome de Chapéu de Sol na região de Crixás, onde constituíram uma empresa associada com capital inglês, à empresa Chapéu de Sol Mine Company. Com a desistência dos negócios pelo acionista inglês, mudou-se para as terras de Lavrinha de São Sebastião onde se instalaram na parte denominada Prisca, onde iniciaram a criação de gado, aproximadamente em 1915.
Com a venda das terras de Lavrinhas de São Sebastião comprou as terras denominadas primeiramente Chacrinha do Bandeirante e depois a terra Larga do São Patrício onde foi fazendeiro, aproximadamente no ano de 1923.
A terra denominada Larga de São Patrício foi desapropriada em 1941/42 pelo Governo
Getúlio Vargas para a criação da conhecida CANG – Colônia Agrícola Nacional de Goiás.
A Larga do São Patrício foi abandonada por tragédia na família, indo morar em seguida nas terras denominadas Furado, fazendo divisa com a terra Larga do São Patrício.
Em 1931, com a descoberto por Freimund da existência de rutilo, os irmãos Brockes criaram a Empresa Comercial de Goiás com objetivo de incentivar a lavra do rutilo na região de Pirenópolis e Corumbá, tornando-se grandes exportadores do minério.
Freimund estando no Rio de Janeiro quando da vinda da Inglaterra, onde o navio parou por uma semana, visitando um museu na cidade, deparou-se com uma amostra muito bonita de mica da região de São José do Tocantins – Estado de Goiás. Foi esta amostra que fez com que ele viesse para Goiás, na primeira vinda em 1903/1904 até São José do Tocantins a procura da jazida de mica. Foi por essa época que percorrendo a região encontrou as primeiras amostras do minério de níquel na Serra da Jacuba. Essa amostra de minério foi enviada para a Inglaterra para ser analisada. Seu irmão Helmuth em época posterior também mandou uma amostra para análise na França. Com a confirmação das análises de ser minério rico em níquel, foi entre 1932-1934 formada a Companhia Níquel Tocantins, tendo como sócios empresários catarinenses como o da família de seus primos Hans e Fritz
Lorentz, o empresário Schimidt entre outros. A empresa foi futuramente vendida para um grupo americano.
Freimund H. Brockes e seu irmão Helmuth Brockes foram responsáveis por grande desenvolvimento mineral na sua época em Goiás, com a criação da Empresa Comercial de Goiás que incentivou as lavras de rutilo, descobriu a segunda maior jazida de níquel do mundo, foi pioneiro na área da metalurgia entre outros. Essas informações se devem à filha primogênita de Freimund H. Brockes, sra Edith Brockes Tayer, que teve a oportunidade de conviver com o pai parte do período aqui relatado.
Atualmente, o município de Niquelândia, com cerca de 9.843,170 km², é o maior município de Goiás. O município possui uma das maiores reservas de níquel do mundo, explorada por duas grandes mineradoras: Votorantim Metais, do Grupo Votorantim e a Anglo American, do Grupo Anglo American plc
A população residente, de acordo com a estimativa do IBGE em 2009, era de 39.803 habitantes residentes na cidade de Niquelandia(2009), com uma representação política em 2006 de 29.664 Eleitores, e uma taxa média anual de crescimento na casa de 2,45%.
A economia é voltada para a mineração, e o município (como já se espera, pelo nome) é o maior produtor de níquel do estado e um dos maiores do mundo, dividida em duas distintas empresas: A Votorantim Metais do Grupo Votorantime a Anglo American pertencente ao grupo de mesmo nome.
São 120 minérios explorados, sendo que entre os principais, além do níquel e subprodutos, estão também: o ouro, o cobre, o cobalto, a mica, o ferro, o manganês, o cristal, o amianto, o diamante, o quartzo, o calcário, o mármore, até o urânio e outros minerais radioativos.
Também existe na região o turismo que é voltado principalmente ao Lago Serra da Mesa, Turismo Histórico, Carnaval (Que atrai nessa época, turistas de todo o estado, e dizem que é o melhor carnaval do interior goiano), conta-se também com a Cavalgada Rumo ao Muquém.
Hoje o comércio também é bem forte na região.
Na pecuária, destaca-se o gado leiteiro e de corte, e uma alta produção na suinocultura, piscicultura, avicultura e apicultura.
Em 2003, a densidade populacional foi de 3,85 hab/km². Em 2003, a população urbana era 25892 e da população rural foi de 12010. A população cresceu em cerca de 4000 habitantes desde 1980. Entre 1991 e 2000 a taxa de crescimento geométrico foi -0,61.%. Houve uma diminuição de -2,41.% Entre 1991 e 1996, mas, em seguida, a população recuperou. A taxa de crescimento da população é fortemente influenciado pela indústria mineradora.
Ranking no IDH
Dados de 2000
Niquelândia é atualmente divida em 34 bairros, tendo quase todas as vias públicas com pavimentação asfáltica.
Niquelândia tem 80% das ruas pavimentadas, e apenas 10% do esgoto coletado centrado no setor Belo Horizonte e Centro. Praticamente todas as ruas são iluminadas e são quase 100% de casas com energia elétrica e água encanada.
A estrutura de concreto mais alta da cidade é a torre da Igreja Matriz.
É uma praça rústica, com relevo desigual, contando com 80 metros de água corrente, rio artificial, cachoeiras e um batistério, na mesma encontra-se ainda um playground com diversos brinquedos e uma praça de alimentação.
Com uma área total de 1.696 metros quadrados, que circunda as avenidas Getúlio Vargas e Brasil, foi inaugurada em 1985 para marcar os 250 anos de fundação de Niquelândia, tem o seu calçamento feito com antigas pedras portuguesas, bancos modernos, arborização e uma fonte luminosa interativa, a qual abriga em seu centro um totem com as as seguintes inscriçoes; Niquelândia 1985/250. Conta com uma lanchonete bem instalada (palco coberto, sanitários, etc)