Prefeitura de Niquelândia apoia realização 269ª Romaria do Muquém

Equipes da Secretaria de Urbanismo já trabalham na infraestrutura do povoado e dentro do Santuário. Festa começa dia 5 de agosto.

Desde o início de julho a equipe da Secretaria Municipal de Urbanismo segue no povoado do Muquém. Eles devem seguir no local até o final da 269ª romaria em devoção a Nossa Senhora D’Abadia do Muquém. O trabalho inicial, segundo o gestor da pasta, Wendel Vitor, foi a recuperação das vias sem asfalto. A sede da Prefeitura dentro do povoado também passou por reformas, além do posto policial. O aterro sanitário, onde o lixo é despejado no período da festa, passou ainda por adequações. Coleta de resíduos e galhos no local do acampamento e pela cidade foram recolhidos neste trabalho inicial.

“Realizemos, em conjunto com a secretarias de Transportes e Planejamento, uma grande organização para receber os fiéis. Por exemplo, as ruas sem pavimentação receberam cascalhamento e patrolamento. Deixamos as vias lisinhas, sem buracos, para o tráfego seguro dos visitantes. O trabalho inicial foi neste sentido, iniciamos antes para entregar todas demandas necessárias da melhor forma ao público da romaria.”, declarou o secretário de Urbanismo, Wendel Vitor.

Nos próximos dias, ainda conforme o gestor, a equipe realizará a manutenção da iluminação pública e a limpeza das ruas. Durante a romaria, que vai de 5 a 16 de agosto, eles oferecerão todo suporte de infraestrutura da festa. “Serão 30 servidores à disposição do povoado; limpando, varrendo, retirando lixo e tudo mais o que for necessário. Assim que acabar a romaria, seguiremos ainda por lá para finalizar a limpeza.”, explicou Wendel Vitor. Ele lembrou ainda que o trabalho não é realizado só no povoado, mas dentro do Santuário de Nossa Senhora D’Abadia do Muquém também.

O prefeito Valdeto Ferreira relatou ainda que toda a Prefeitura estará envolvida na organização da Romaria. “Vamos prestar todo apoio necessário ao Padre Aldemir Franzin e aos turistas que vierem para a festa. Nossa expectativa é ter uma romaria cheia de muita fé, devoção e com uma boa infraestrutura aos fiéis.”, disse o chefe do executivo.

A expectativa é que cerca de 400 mil fiéis, de diversas localidades do Brasil, especialmente da região Centro-Oeste, visitem o Santuário de Muquém durante os 15 dias de festividade, segundo dados do site da entidade religiosa.

Muquém 1 1Muquém 1 2Muquém 1 3Muquém 1 4