“Somos muito honrados por sediar o Santuário de Nossa Senhora D’Abadia de Muquém”, declarou Valdeto Ferreira

Prefeito de Niquelândia fez balanço positivo dos 15 dias de romaria. Missa solene da Padroeira de Goiás teve participação do Governador Marconi Perillo.

O povoado de Muquém, distrito de Niquelândia, recebeu de 5 a 15 de agosto, mais de 400 mil devotos de Nossa Senhora D’Abadia. Para receber todos os fieis e garantir momentos de fé e devoção a Santa, a Prefeitura Municipal auxiliou na organização da romaria, principalmente na área de infraestrutura, saúde e fiscalização. A administração também foi parceria de outros órgãos, como a Polícia Militar Rodoviária, Corpo de Bombeiros e do Santuário. Ao final da festa, o prefeito Valdeto Ferreira fez um balanço positivo de todo trabalho, que teve um “desempenho primordial para a realização de uma festa bonita e sem intercorrências”.

De acordo com o secretário de Saúde, João Dias, mais de 4 mil atendimentos foram realizados na romaria, entre curativos, pressão alta, aplicação de medicações, entre outros. Para o gestor, foram atividades comuns, principalmente com o tempo seco e quente. “Colocamos equipe reforçada no posto de saúde do Muquém e obtivemos um retorno positivo, com todos pacientes atendidos com qualidade. Foram atendimentos rotineiros, mais por conta do calor e da ingestão de bebida alcoólica.”, declarou.

Outra pasta atuante na romaria foi a Secretaria de Urbanismo, que realizou patrolamento, encascalhamento, pintura, recuperação do estacionamento do Santuário, manutenção na rede elétrica, poda de árvores, varrição, limpa em geral, entre outras atividades. “Com um todo garantimos a organização da parte de infraestrutura da festa.”, disse o secretário Wendel Vitor.

Após a missa solene da Padroeira de Goiás, que aconteceu nesta terça-feira (15), presidida pelo bispo de Uruaçu, Dom Messias Reis, o prefeito enfatizou a satisfação de ser anfitrião da romaria mais antiga de Goiás. “Nós de Niquelândia somos muito honrados por sediar este Santuário aqui no município. São 269 anos de fé e devoção a Nossa Senhora D’Abadia. Devo tudo isso aos romeiros que fazem esta peregrinação tão grande. Isto, para os munícipes, é de uma valia imensa,”, ressaltou Valdeto Ferreira. O vice-prefeito, Celino Correa, também esteve presente e destacou a grandiosidade da festa. "Recebemos milhares de turistas, de todos os lados do país e mundo proclamando sua fé aqui.", disse.

O governador do Estado, Marconi Perillo, a primeira dama Valéria Perillo, o vice-governador, José Eliton, estiveram presentes na missa solene. A senadora Lúcia Vânia e os senadores Wildes Morais e Ronaldo Caiado, além de deputados, prefeitos da região e vereadores, também compareceram a tradicional liturgia.

Obras no Muquém

A pista do romeiros, que começou a ser construída neste ano, será entregue em 2018, prometeu o Governador Marconi Perillo. “Eu creio que a pista ficará pronta bem antes da festa do ano que vem. As obras estão bem adiantas.”, ressaltou. Com a parceria do prefeito Valdeto Ferreira, novos benefícios chegarão a região. “Acertei com o Prefeito e com o Bispo para fazermos juntos o estacionamento e o anel viário do povoado. Já determinei ao presidente da Codego que tome as providências para que sejam obras complementares.”, complementou Marconi. O prefeito Valdeto disse que a gestão municipal “ficou para fazer o levantamento do que diz respeito as desapropriações. O que for a cargo da administração vamos esforçar para realizar.”, concluiu.

Verbas para Niquelândia

O Governador Marconi Perillo também prometeu repassar em breve a primeira parcela destina à Niquelândia dentro do programa Goiás na Frente. “O prefeito Valdeto foi completado, pediu e será atendido. Se puder vou até ampliar este pedido para que a gente possa fazer obras importantes de pavimentação asfáltica dentro da cidade. Acho que nos próximos dias a gente assina e passo a primeira parcela. “, finalizou o governador.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Niquelândia