‘Outubro Rosa’ finaliza com mais de 650 atendimentos

Mulheres realizaram ultrassonografia gratuitamente e sem pedido médico. ‘Novembro Azul’ foca agora nos homens.

A Secretaria de Saúde, a pedido do prefeito Valdeto Ferreira, lançou no mês passado a campanha ‘Outubro Rosa’, que visava a conscientização das mulheres sobre o câncer de mama. Além da parte educativa, a gestão municipal realizou a prevenção da doença. Foi disponibilizado as mulheres acima de 40 anos e com histórico do câncer na família, exames de mama gratuitamente e sem pedido médico. As ultrassonografias foram feitas no Hospital Municipal e também em alguns postos de saúde da zona rural, como Rio Vermelho, Indaianópolis e Faz Tudo. Ao total, 662 mulheres passaram pelo exame no município.

O prefeito Valdeto Ferreira disse que seguirá fomentando campanhas de prevenção a doenças. “É necessário prevenir, antes que o mal prevalece em nossa saúde. Sabemos que é preciso ofertar exames para o diagnóstico destas doenças. É o que a gestão tem feito e seguirá fazendo. Tanto com estes mutirões específicos, como o ‘Saúde em Movimento’.”, salientou o chefe do executivo.

A nova gestora da Secretaria de Saúde, Erika Spíndola, desenvolverá neste mês a campanha do ‘Novembro Azul’, em conscientização aos homens sobre o câncer de próstata.

Foram realizados 662 atendimentos de mulheres - Arte Thiago Matos - AssecomMulheres aguardam atendimento no Rio Vermelho - Foto AssecomMulheres atendidas na zona rural de Niquelândia - Assecom