Novembro Azul: Caminhada é realizada para mobilizar comunidade

Ação foi promovida pela Secretaria de Saúde e Agência Municipal de Meio Ambiente nesta segunda-feira.

Uma grande mobilização para alertar a comunidade sobre a relevância dos exames de prevenção ao câncer de próstata. Este foi o objetivo da primeira caminhada do ‘Novembro Azul’, realizada pela Secretaria de Saúde e Agência Municipal de Assistência Social, nesta segunda-feira (13). A concentração inicial dos participantes foi a partir das 16h30, na Praça Silva Júnior, em seguida desceram a Avenida Brasil, até a rotatória da Igreja Assembleia de Deus, no Centro da cidade.

Profissionais da saúde, autoridades políticas, servidores públicos, estudantes e a comunidade em geral vestiram as cores da campanha para a mobilização. Pelas ruas reforçavam a importância de se prevenir realizando exames e evitar assim o câncer de próstata. “Temos que agradecer ao prefeito Valdeto Ferreira, a primeira-dama Conceição Veloso e demais profissionais da saúde por vestirem, literalmente, a camisa e trabalhar está causa tão relevante para todos nós. Os pais de família nos agradecerão pela insistência na realização deste exame. Evitarão o câncer ou a cura mais rápida.”, salientou a secretária de Saúde, Erika Spíndola.

A presidente da AMAS e primeira-dama, Conceição Veloso, lembrou que mutirões passados já realizavam o exame, reforçando a necessidade fazê-lo. “O ‘Saúde em Movimento’, feito em parceria com a deputada federal Flávia Morais e o Dr. George Morais, sempre realiza nos homens a ultrassonografia abdominal, que pega toda a próstata. Ou seja, a gestão do prefeito Valdeto Ferreira segue reforçando este trabalho de prevenção e de agir logo no início da doença, aumentando a chance de cura.”, declarou Conceição.

Participaram da atividade as vereadoras Iris Rincon e Edna Cardoso. Os secretários de Planejamento, Valdinei Batista; Educação, Rodrigo Brum; Urbanismo, Wendel Vitor; Meio Ambiente, Jaime Correa; Finanças, Jocleides Silva; Transporte, Wedson Chimango; Cultura, Ana Mathilde; Turismo, Ariane Renovato; e o chefe de gabinete do Prefeito, João Dias, também compareceram ao evento. As escolas municipais Padre Valetim e JK estiveram na caminhada com parte dos alunos.