Começa a 1ª Conferência Municipal de Cultura

Abertura aconteceu com uma missa e depois palestras. Amanhã a grande expectativa é a peça teatral de Chica Machado, no Cine Teatro

A Santa Missa foi iniciada às 7h, desta terça-feira (28), no Santuário e Paróquia São José. A 1ª Conferência Municipal da Cultura começou com a reza, e logo depois a apresentação da Orquestra Sinfonia do Cerrado. Em seguida a abertura das palestras. As atividades seguem até quarta-feira (30). Amanhã, a grande expectativa dos participantes é para a peça teatral ‘Chica Machada – Um mito Goiano’, que será encenada no Cine Teatro, a partir das 19h40.

O primeiro tema das palestras desta terça-feira foi sobre preservação patrimonial. Quem discorreu sobre o tema foi as arquitetas do IPHAN de Goiás, Beatriz Otto e Wanessa Correa. Décio Coutinho, gestor de projetos em cultura criativa, também falou ao público presente sobre como fomentar o artesanato para gerar emprego e renda. Atividades em grupo foram desenvolvidas ainda para reforçar os temas trabalhados nas palestras. No período da tarde, às 13h30, haverá o lançamento do curso de formação de auxiliares de biblioteca por Henrique Bezerra de Araújo, professor e graduado em Biblioteconomia. Para encerrar as atividades da terça, na Praça da Igreja Santa Efigênia, terá ainda a gravação de um programa por parte da TV Assembleia.

Na quarta-feira (29), as gravações seguem pela manhã e à tarde, assim como o curso para as auxiliares de Biblioteca. A partir das 19h, antes da peça teatral, haverá no Cine Teatro, uma palestra com Adélia de Freitas Silva, mestre em letras e linguísticas. O tema do encontro é ‘Niquelândia em versos e prosas’. Logo depois, o Grupo Teatral da Escola Santa Cecília – Rio Vermelho, encenará a peça ‘Chica Machado – Um mito goiano’, encerrando as atividades deste dia.

A secretária de Cultura, Ana Mathilde, fez um balanço positivo do início da conferência e reforçou o convite para os próximos dias. “Tivemos a participação de um grande público, interessado em saber e conhecer mais sobre nossa cultura. Fica o convite para quem ainda não compareceu vir. Amanhã, tem a peça teatral, que promete ser bem bonita e rica culturalmente. Espero todos lá.”, salientou a gestora.

Acompanharam a abertura da Conferência as secretárias de Governo, Carmem Lúcia; Turismo, Ariana Renovato, o secretário de Urbanismo, Wendel Vitor e o chefe de gabinete e representante do prefeito Valdeto Ferreira, João Dias. Os vereadores Iris Rincon, Jesus Ferreira Franca e Eduardo Salgado e o pároco frei Gilberto Jesus também estiveram presentes.

Palestrantes desta terça-feira - Foto AssecomOrquestra Sinfonia do Cerrado participa da abertura da Conferência - Foto AssecomProgramação desta quarta-feira 1
Chica Machado