Com apoio da Prefeitura Municipal, Niquelândia recebe cursos do Pronatec

Inscrições para padeiro, costureiro e agricultor orgânico podem ser feitas a partir de hoje, na sede da AMAS.

Uma boa notícia foi dada hoje pelo prefeito Valdeto Ferreira aos moradores de Niquelândia: cursos do PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) serão oferecidos gratuitamente à comunidade. O objetivo é capacitar os alunos para inserção no mercado de trabalho. A iniciativa partiu da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Recursos Institucionais, que conseguiu junto aos Ministérios da Educação e Trabalho vagas para agricultor orgânico, costureiro de máquina reta e overloque e padeiro. A ação conta ainda com o apoio da Secretaria de Governo e Agência Municipal de Assistência Social. As inscrições estão sendo realizadas a partir desta terça-feira (28), na sede da AMAS.

Para se inscrever é necessário levar a cópia do RG, CPF, comprovante de enderenço, foto 3 por 4, e grau de escolaridade. O aluno precisa informar também o número de uma conta da Caixa Econômica Federal, no nome dele, isto porque os participantes dos cursos receberão o valor de R$ 4,00 por hora aula feita. Pessoas a partir dos 16 anos de idade podem participar. Quem for beneficiário do Bolsa Família, quilombola ou agricultor familiar tem prioridade nos cursos, que possuem vagas limitadas. As aulas começam no dia 11 de dezembro e serão ministradas no período noturno no Colégio Municipal São José, de segunda a quinta-feira, das 19h às 22h.

O ITEGO, Instituto Tecnológico do Estado de Goiás, unidade Porangatu, que cuidará da aplicação dos cursos. A instituição é cadastrada junto ao Governo Federal para conduzir o Pronatec. A diretora da unidade, Maurina Bueno, esteve com sua equipe nesta terça-feira (28), em Niquelândia, acertando os últimos detalhes para a realização dos cursos.  Elas estiveram com o prefeito Valdeto Ferreira, a secretária de Recursos Institucionais, Leila Soares, a secretária de Governo, Carmem Lúcia, o chefe de gabinete, João Dias e a vereadora Iris Rincon.

O prefeito Valdeto Ferreira comemorou o apoio do Governo Federal e espera garantir mais qualificação para os trabalhadores e gerar assim mais vagas de trabalho. “Há muitos empresários que não contratam porque não existe mão de obra qualificada, que dê conta do serviço. Estes cursos, além de abrir novos horizontes dos alunos, gerarão emprego. Vamos fomentar sempre a capacitação da comunidade.”, declarou o chefe do executivo.

A secretária de Recursos Institucionais, Leila Soares, lembra que o curso será ofertado gratuitamente e faz parte do FIC (Formação Inicial e Continuada), do Pronatec. “Essa modalidade de ensino tem como característica a constante modernização do ensino. Com isso, os alunos aprendem novas competências e atualizam o aprendizado com foco no desempenho de uma função. Os cursos acontecem em um curto espaço de tempo, o que permite o rápido aprendizado e a aplicação imediata dos conhecimentos adquiridos.”, explicou Leila, que obteve apoio do deputado federal Jovair Arantes para conseguir os cursos juntos ao Governo Federal.

Reunião define últimos detalhes para aplicação dos cursos - Foto Assecom 2Reunião Prefeito secretárias e membros da Itego reunidos - Foto Assecom