Saúde: Em 12 meses, mais de 100 mil pessoas foram atendidas e unidades melhoradas

Além de consultas, exames e cirurgias, Secretaria de Saúde adquiriu novos aparelhos, equipamentos e reformou unidades.

“Um balanço muito relevante e positivo, já que recebemos a saúde municipal com várias unidades fechadas, sem profissionais e com um decreto de calamidade.”, enfatizou o prefeito Valdeto Ferreira ao divulgar o balanço dos 12 meses de gestão da Secretaria Municipal de Saúde. Ao todo, foram mais de 100 mil atendidos, somado consultas, exames, cirurgias e atendimentos de emergência, em um ano. A gestão também conseguiu reformar parte do Hospital Municipal, reabrir e melhorar postos de saúde, adquirir novos aparelhos, além da contratação de mais profissionais.

A secretária da pasta, Erika Spíndola, lembra que a saúde possuiu atendimentos em várias áreas, da prevenção a emergência. No balanço ela mostra que consultas agendadas foram mais de 31 mil. Consultas hospitalares foram registradas em 2017, 13 mil. As cirurgias, somadas eletivas, de emergência e partos, foram mais de 400. O SAMU de Niquelândia registrou 1.700 atendimentos. O Centro de Especialidades Odontológicas, o CEO, teve mais de 8 mil procedimentos bucais. O Centro de Atenção Psicossocial, o CAPS, foram mais de 21 mil. O Centro de Referência em Reabilitação, o CRER, realizou mais de 5 mil atendimentos. O Centro de Saúde registrou mais de 19 mil procedimentos. A gestora lembra ainda, que houve ações voltadas para conscientização de combate à dengue e outras epidemias, as campanhas ‘Outubro Rosa’ e ‘Novembro Azul, a fiscalização da Vigilância Sanitária e a divulgação do calendário de vacinas. “A saúde é bem complexa, mas podemos assegurar à comunidade que todos os órgãos ligados a pasta desenvolveram ações relevantes para o município, seja na prevenção ou no tratamento.”, declarou Spíndola.

A secretária de Saúde ressaltou ainda as melhorias conquistadas nos 12 meses, como o conserto de aparelhos estragados, a aquisição de novos equipamentos, a reforma de unidades de saúde e a reabertura de três postos de saúde. “É preciso lembrar que tivemos no início do governo o apoio do João Dias, gestor da Saúde na época, que desenvolveu grandes ações também, que foram seguidas por mim. Agradeço a ele, aos profissionais da área e ao prefeito Valdeto Ferreira, por nos auxiliar em oferecer uma saúde pública melhor, mais humanizada e de qualidade.”, finalizou a gestora.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Niquelândia.

Balanço Saúde201