Recursos Institucionais: Articulação garante verbas e cursos para Niquelândia

No balanço da pasta, gestora destaca emendas, capacitação profissional e outras verbas viabilizadas junto aos órgãos estaduais e federais

O balanço de 12 meses da Secretaria de Recursos Institucionais foi divulgado nesta quarta-feira (17), pela secretária Leila Soares. Antes de mencionar os números, ela destacou que a função da pasta é articular junto aos governos Estadual e Federal, além do Legislativo, recursos voltados para o município. Neste sentido, a secretária enfatiza como principal conquista o projeto ‘Minha Casa Minha Vida’. “Em parceria com o Governo de Goiás, vamos trazer de volta a Niquelândia este projeto de construção de casas populares, há anos a população não via tal ação por aqui. Para nós é um grande feito.”, salientou a secretária de Recursos Institucionais.

Outro trabalho relevante foi a conquista de emendas parlamentares. Os deputados federais Marcos Abrão, delegado Waldir Soares e Pedro Chaves, enviaram para o município, com a articulação da secretária Leila, emendas que serão utilizadas na melhoria da cidade. A Secretaria também foi parceira na destinação de R$430 mil pela FUNASA. O recurso será destinado exclusivamente a campanhas de combate à dengue e na construção de um poço artesiano com rede de abastecimento de água. “É precisa esclarecer que a emenda é apenas um acordo informal do parlamentar dizendo do envio da verba. Para oficializar o recebimento do recurso é necessário o empenho e pagamento da mesma. Sendo isto feito, o dinheiro só pode ser usado para o fim destinado a ele. Por exemplo, se for para comprar um caminhão de lixo, só pode usar o recurso para esta finalidade.”

Mais uma ação positiva da pasta, citada por Leila, foi a fomentação de cursos profissionalizantes. Por meio do Governo Federal, cursos do PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). As turmas, de padeiro, costureiro e agricultor orgânico, começaram o curso em dezembro e seguem em formação. Além disto, a Secretaria viabilizou a vinda do do COTEC, (Colégio Tecnológico do Estado de Goiás) para Niquelândia. O cursos que serão oferecidos na unidade seguem em escolha.

“Para este ano teremos um retorno ainda mais positivo. Vários projetos iniciados em 2017, serão concretizados efetivamente agora. Então, daremos uma resposta maior deste trabalho feito junto aos Ministérios, parlamentares e Governo Estadual.”, finalizou Leila Soares, secretária de Recursos Institucionais.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Niquelândia.

Recursos Institucionais - Balanço dos 12 meses de gestão4