REUNIÃO TEMÁTICA: ECONOMIA MINERAL EM GOIÁS: PERSPECTIVAS E OPORTUNIDADES

Na última sexta-feira (31/03), aconteceu no Auditório SESI/SENAI a Reunião Temática: Economia Mineral em Goiás: Perspectivas e Oportunidades, esse evento faz parte da segunda rodada de discussões do Plano Estadual de Recursos Minerais – PERM, realizado pelo Governo de Goiás, através da Secretaria da Indústria e Comércio e Serviços.

O evento contou com as palestras: O potencial de diversificação econômica no contexto mineral, como o professor Dr. Mário Cesar G. de Castro; Mineração e sustentabilidade, com Thomas P. Nemes Gerente de Relações Governamentais da Mineradora Anglo American; e Perspectivas locais da mineração, com André Rosa Aguiar, Secretário Municipal de Meio Ambiente de Niquelândia.

A reunião foi mediada por Lívia Marques de A. Parreira, da Secretaria de Estado de Indústria Comércio e Serviços (SIC) e Felipe Rodrigues Martins, representando o Serviço Geológico do Brasil – SGB.

A discussão abordou a temática desafios da diversificação econômica frente ao fechamento de minas, como se dá esse processo e o que costuma ser feito, a partir de experiências de outros locais que já passaram por essa etapa do processo de mineração.

Portanto, a partir de um amplo diagnóstico do setor mineral e das discussões dos eventos temáticos, será definido um Plano de Ação com metas de curto, médio e longo prazo, e também nortearão a política de mineração goiana.