ACESSO À
INFORMAÇÃO
Radar da transparência
acessibilidade
ACESSO À
INFORMAÇÃO

Eventos Religiosos


Congada de Santa Efigênica

Data: 25 e 26 de Julho.

Sobre: De acordo com os congadeiros, em Niquelândia,a tradição da congada nasceu no quilombo Xambá, onde viviam negros fugidos das senzalas de Vila Boa (Cidade de Goiás), Meia Ponte (Pirenópolis) e São Félix (Cavalcante). O grupo homenageia Santa Efigênia, a protetora do município. Registros apontam que a santa era uma negra, foi escravizada e, depois, atirada em uma fogueira. Para os devotos e participantes da congada, ela é uma rainha.

Festejos: Tudo começa com a capina do largo. Em seguida, são realizados o levantamento do mastro da santa, o cortejo, a procissão, as missas e almoços de confraternização oferecidos pela imperatriz e o imperador de Nossa Senhora do Carmo. A organização fica por conta dos chamados festeiros, responsáveis pelo preparo da festa.  Ao todo, são cinco festeiros de Santa Efigênia e cinco de Nossa Senhora do Carmo. A congada “trabalha” para as Santas, cantando e dançando, em uma formação fixa, constituída por duas filas paralelas, na rua e nas casas dos festeiros e promesseiros.


Romaria do Muquém

Data: De 5 a 15 de Agosto.

Sobre: De acordo com a história, a devoção à Nossa Senhora d’Abadia de Muquém começou com o cumprimento de uma promessa feita por um português que explorava ouro na região. O homem mandou trazer uma imagem da santa de Portugal e, com a chegada dela, fiéis começaram a fazer orações. A devoção se espalhou até se tornar uma das maiores romarias de Goiás. Ao todo, são 274 anos de tradição. A grandiosa romaria é considerada uma verdadeira “cidade da fé”. Durante o período em que acontece, o Santuário Diocesano Nossa Senhora d’Abadia de Muquém hospeda milhares de pessoas em sua área ambiental reservada para acampamentos.

Festejos: O início do percurso é na Igreja Matriz da Paróquia São José, passando pela Paróquia Nossa Senhora da Abadia e finaliza no Santuário de Muquém onde acontece o evento durante 10 dias.